quinta-feira, 14 de julho de 2011

Difração de G.P Thomson para eletrons

Este simulador permite alterar a distancia interplanar do cristal de grafite , variar a tensao de aceleração de um feixe de elétrons e até mesma criar um cristal com um dado valor de distancia interplanar!!

A passagem do feixe pelo cristal gera uma figura de difração e em forma de aneis. Alterando o comprimento de onda associado ao eletron obtemos angulos de Bragg (para a interferencia contrutiva) diferentes e portanto variamos o raio do anel projetado na tela.

Uma figura muito semelhante a esta pode ser observada com um CD e incidindo um feixe de luz sobre a superficie refletora. Com uma lente e uma colimação circular adequada do feixe observa-se aneis cujos raios dependem do comprimento de onda da luz.

Varie o valor da tensão aplica e observe o que ocorre com o raio do anel. Aumenta? diminui? por que isso ocorre?

Faça sugestões de como podemos utilizar este simulador em sala de aula.. Deixe aqui seus comentários.

Espero que curtam este simulador! Divirtam-se

Para conseguir observar os anéis você deve ligar as fontes de tensão variando o cursor. Uma delas altera a intensidade do feixe (altera a tensão de filamento) e a outra a tensão entre catodo e anodo para acelerar o feixe.

O fenômeno só pode ser evidenciado quando as duas fontes apresentarem valores diferente de zero!





Para visualizar em tela cheia clique aqui

Se preferir baixar o aplicativo completo clique no link abaixo> descopacte a pasta e abra o arquivo "abertura. swf". Neste arquivo voce terá um resumo teorico, videos, e uma proposta experimental, alem de exercicios. Espero que gostem !! Até mais ver..

Nenhum comentário: