Conference Scratch 2017

Conheça o Hackeduca Conecta

Para conectar o Arduino no Scratch 2.0 era sempre muito trabalhoso. Dependia da instalação de varios softwares e para aqueles que não tinham muito domínio com instalações mais estruturadas ficavam afastados da possibilidade de trabalhar com Scratch 2.0 e Arduino conectados.
Em 2013 conheci o trabalho deste pessoal do Hackeduca que lançaram uma versão rudimentar da atual hackeduca conecta programada em Batch Script (compilada para exe), cujo objetivo era conectar o Scratch ao Arduino usando o protocolo Firmata.

Assim facilitaram a vida de muitos que para conseguir esta conexão tinham que instalar configurar o Phyton, Scratch 2.0 e digitar comandos bem complexos para conseguir abrir a interface para trabalhar com o Arduino e Scratch 2.0.

Esta Batch de 2013 permitia reduzir este conjunto de passos e instalações. A comunicação em si entre Arduino e Scratch foi criada por Alan Yorinks intermediando com o Phyton

Hoje este grupo do Hackeduca apresenta uma evolução da Batch de 2013 bem mais atual que consegui otimizar muito este trabalho e todas as instalações são efetuadas automaticamente.

Este "aplicativo" que possibilita todas as instalações corrigiu varias bugs detectadas nestes anos e tem sua versão final disponível em 

http://www.hackeduca.com.br/hackeduca_conecta/ 


Parabéns pessoal do Hackeduca em particular  EDSON SOBREIRA!


Nenhum comentário: