quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ressonância Magnetica Nuclear - Quer saber como funciona?

Image Hosted by ImageShack.us
By marisac at 2010-11-17
Para compreender a ressonância magnética e a produção de imagem nestes aparelhos devemos considerar a contribuição magnética dos átomos e partículas que constitui o nosso corpo. Vamos tentar resumi-la:
Elétrons e Prótons (e outras partículas) apresentam um momento angular de rotação conhecido como spin. A este momento angular associamos um momento magnético (uma analogia com a física clássica seria considerar que uma corrente elétrica em um fio da origem a um campo magnético em outras palavras estas partículas se comportam pequenos imãs). Nosso corpo é constituído fundamentalmente de água. Os núcleos de Hidrogênio são prótons que apresentam spin. Temos duas orientações para este movimento de rotação conhecidas como spin down (para baixo) e spin up (para cima). Os aparelhos de ressonância apresentam um grande magneto que dá origem à um campo magnético intenso externo. Com a aplicação deste campo os "momentos magnéticos" tentam se orientar (os pequenos imãs tentam se alinhar ao campo externo). Esta tentativa de alinhamento dá origem a um movimento de precessão (movimento de um pião) e o momento magnético gira ao redor do campo externo aplicado com uma frequência de giro constante e que depende da intensidade do campo.
Temos, no entanto, dois estados de energia possíveis; aqueles em que o momento magnético de spin está no mesmo sentido do campo (menor energia) e momentos magnéticos de spin contrários ao campo (maior energia)
Um sinal de radio frequência com hf = energia magnética devido a precessão leva os átomos de um estado de menor energia para o estado de maior energia. Esta passagem dará origem a um sinal elétrico em bobinas receptoras.
Este sinal é processado e convertido em imagem observada na tela.
Um sinal apresenta uma amplitude maior quanto maior a concentração de prótons, neste caso a imagem aparece como um ponto claro na tela.

Temos alta concentração de prótons em tecidos adiposos, Liquidos, sangue,etc

Temos baixa concentraçao de protons: Calcio, osso, tecido fibroso, etc

A figura ao lado mostra uma imagem obtida utililzando uma tecnica que prioriza a Densidade de Protons



Indicamos ainda um simulador em que voce poderá observar o principio de obtenção de imagens nos aparelhos de Ressonancia Magnetica.

Clique na figura para acessar o simulador



Este é mais um exemplo da Física aplicada no nosso dia a dia e particularmente da Física Moderna.

Comente esta postagem, faça sugestões de como este assunto pode ser abordado em sala de aula.

Em mecanica? em Eletromagnetismo? em projetos ? ...

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Prifessora. Como posso conseguir videos que mostrem esses processos físicos da ressonaância magnética? Tentar expicar para os aluno, em slides, fica mais difícil. agradeço se puder ajudar.
Obrigado.

Jean Lobato
Biomédico

Unknown disse...

Excelente..está de parabéns