quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ressonância Magnetica Nuclear - Quer saber como funciona?

Image Hosted by ImageShack.us
By marisac at 2010-11-17
Para compreender a ressonância magnética e a produção de imagem nestes aparelhos devemos considerar a contribuição magnética dos átomos e partículas que constitui o nosso corpo. Vamos tentar resumi-la:
Elétrons e Prótons (e outras partículas) apresentam um momento angular de rotação conhecido como spin. A este momento angular associamos um momento magnético (uma analogia com a física clássica seria considerar que uma corrente elétrica em um fio da origem a um campo magnético em outras palavras estas partículas se comportam pequenos imãs). Nosso corpo é constituído fundamentalmente de água. Os núcleos de Hidrogênio são prótons que apresentam spin. Temos duas orientações para este movimento de rotação conhecidas como spin down (para baixo) e spin up (para cima). Os aparelhos de ressonância apresentam um grande magneto que dá origem à um campo magnético intenso externo. Com a aplicação deste campo os "momentos magnéticos" tentam se orientar (os pequenos imãs tentam se alinhar ao campo externo). Esta tentativa de alinhamento dá origem a um movimento de precessão (movimento de um pião) e o momento magnético gira ao redor do campo externo aplicado com uma frequência de giro constante e que depende da intensidade do campo.
Temos, no entanto, dois estados de energia possíveis; aqueles em que o momento magnético de spin está no mesmo sentido do campo (menor energia) e momentos magnéticos de spin contrários ao campo (maior energia)
Um sinal de radio frequência com hf = energia magnética devido a precessão leva os átomos de um estado de menor energia para o estado de maior energia. Esta passagem dará origem a um sinal elétrico em bobinas receptoras.
Este sinal é processado e convertido em imagem observada na tela.
Um sinal apresenta uma amplitude maior quanto maior a concentração de prótons, neste caso a imagem aparece como um ponto claro na tela.

Temos alta concentração de prótons em tecidos adiposos, Liquidos, sangue,etc

Temos baixa concentraçao de protons: Calcio, osso, tecido fibroso, etc

A figura ao lado mostra uma imagem obtida utililzando uma tecnica que prioriza a Densidade de Protons



Indicamos ainda um simulador em que voce poderá observar o principio de obtenção de imagens nos aparelhos de Ressonancia Magnetica.

Clique na figura para acessar o simulador



Este é mais um exemplo da Física aplicada no nosso dia a dia e particularmente da Física Moderna.

Comente esta postagem, faça sugestões de como este assunto pode ser abordado em sala de aula.

Em mecanica? em Eletromagnetismo? em projetos ? ...

Nenhum comentário: