segunda-feira, 27 de maio de 2013

Determinação de e/m de elétrons Lenard e Tracker

Você conhece o Tracker? Não? É um software open-source muito utilizado para analise de videos e imagens. Em geral este software é utilizado para experimentos em mecânica  Este ano resolvi utiliza-los em minhas aulas para o estudo da carga especifica de elétrons.
E deu super certo!!!
Melhoramos e muito a determinação de e/m com este método que utilizava em sua versão original uma régua espelhada ao fundo da ampola para determinar o diâmetro da trajetória dos elétrons, o que produzia muitos erros de paralaxe.
Produzimos vários videos em HD da trajetória dos elétrons para diferentes valores de tensão de aceleração do feixe e corrente elétrica do campo magnético produzidos por bobinas de Helmholtz.
O resultado não poderia ser melhor. Você pode ver a trajetória do feixe para diferentes pares das variáveis VAK e I, como mostra um destes vídeos.


Para baixar o tracker clique no link http://www.cabrillo.edu/~dbrown/tracker/

Para utiliza-lo basta utilizar a régua disposta no canto direito do vídeo para sua calibração.Esta régua foi posicionada na região central da ampola, onde o feixe se localiza.

Disponibilizamos para você um roteiro para desenvolver este experimento (que este ano está sendo utilizado com os estudantes do curso de Ciência da Computação da PUC/SP ).

Uma dica! Para efetuar a medida do diâmetro da trajetória espere a tensão VAK ficar estável. Para isso varie frame por frame para se certificar de que o diâmetro medido está efetivamente associado aos valores de tensão e corrente visualizados na tela.

Roteiro disponível em http://goo.gl/791FX 

Outros vídeos disponíveis em http://goo.gl/Q32Kv

Agora você pode descobrir a carga específica dos elétrons com seus estudantes. É um experimento de alto custo e que qualquer escola poderá desenvolver e estudar esta partícula tão importante para o desenvolvimento da Física no século XIX e XX.

Bom trabalho para todos!

:):)  



Um comentário:

Irivan Alves disse...

Olá Professora Marisa, felicidades para toda sua casa!

Estamos aqui convidando você para conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores.

DIVULGUE SEU BLOG no EDUCADORES MULTIPLICADORES e fique em evidência. Compartilhe saberes!

A parceria é exclusiva para blogs de Educadores/Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

Faça parte da família dos Multiplicadores! Permita seu blog ficar mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. Amplie seu público!

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

IRIVAN