Nesta animação (clique na figura) sobre o Efeito fotoelétrico, há um menu do lado direito que permite acessar explicações sobre os resultados do experimento.
Mais uma vez, compare as representações utilizadas nesta animação com outras que já apresentamos aqui. Vá em "marcadores" ao lado direito no blog e clique em Efeito fotoelétrico.
Qual ou quais representações de fótons, elétrons e etc. lhe parecem mais didáticas? Comente essa postagem!
Mais uma vez, compare as representações utilizadas nesta animação com outras que já apresentamos aqui. Vá em "marcadores" ao lado direito no blog e clique em Efeito fotoelétrico.
Qual ou quais representações de fótons, elétrons e etc. lhe parecem mais didáticas? Comente essa postagem!
3 comentários:
Eu analisei três animações. A desse post, uma de agosto (em espanhol) e outra de março (em português). A simulação em português é perfeita para uma aula de laboratório. Dá para discutir muita coisa, e até mesmo levantar discussões sobre as dificuldades experimentais, sem precisar dos equipamentos caros! (já já vou salvar a simulação na minha máquina, com certeza vou usar assim que tiver oportunidade!). As duas outras simulações, acredito que podem ser utilizadas em uma aula teórica, como suporte à aprendizagem. Entre as duas, gostei mais a que é em espanhol. Essa em inglês está bem "fechada", bem restrita às frequências do vermelho e do azul. A outra não, dá para testar qualquer frequência do visível! (só acho uma pena não ter também outras frequências, p. ex. o infravermelho, ou o ultravioleta). Quanto à representação gráfica do fóton, fico em dúvida! Não sei se estamos fazendo o melhor representando qualquer partícula elementar por "bolinhas". É algo pra se discutir. Ainda não tive oportunidade de apresentar nenhuma aula sobre fótons para ninguém, mas provavelmente eu faria algo como uma estrelinha. Sou meio influenciada pelas ilustrações do livro "O discreto charme das partículas elementares", de Maria Abdalla. Particularmente eu adoro o desenhinho do fóton! rs
Ola "Idéias" Obrigada por seus comentarios. Tambem gosto muito do trabalho da profa Cristina Adballa. Na minha modesta opinião, penso que seja qual for a representação é sempre bom enfatizar para os meninos que se trata "apenas de uma representação" e que qualquer um pode se quiser inventar a sua... Já pensou um concurso da melhor ilustração de "fóton" .. Seria bem divertido!
olá "idéias"
a possibilidade de usar mais de uma simulação certamente vai fornecer condições para que os estudantes aprendam a comparar e analisar, e com isso, sedimentam mais ainda os conhecimentos sobre o EFE. Se puder usar mais de uma, aproveite!
O "fóton"! sou apaixonada por ele! por isso me preocupa a representação. Concordo contigo: há que se discutir! precisamos esclarecer que a física se vale o tempo todo de representações!
Obrigada pela contribuição!
Postar um comentário